Toda vez que a expressão “Arca de Noé encontrada” aparece nas redes sociais, pode ter certeza: alguém está confundindo fé com credulidade e achando que é a mesma coisa. A mais recente onda de euforia chegou nesta semana, quando o Daily Mail publicou que pesquisadores haviam “100% confirmado” que a formação de Durupinar, na Turquia oriental, é uma estrutura feita pelo homem. A manchete correu o mundo. Os grupos de WhatsApp evangélicos explodiram. Os perfis cristãos no Instagram comemoraram como se a ressurreição tivesse sido filmada em 4K. O problema é que, quando você para de compartilhar e começa a ler, o cenário muda completamente.
Andrew Jones, fundador do projeto Noah’s Ark Scans, afirmou que os escaneamentos de radar de penetração de solo não mostram “uma simples assinatura homogênea de rocha sólida”. Isso foi o suficiente para que a narrativa do “100% confirmado” tomasse conta da internet. Mas o próprio Jones, ao ser mais preciso, admitiu algo bem diferente do que as manchetes sugeriam: que há material orgânico numa camada subterrânea que ainda está sendo enviado para análise laboratorial de terceiros. Os resultados completos da Universidade Sivas Cumhuriyet, parceira turca da expedição, estão programados para 2027. Ou seja, o que foi confirmado a 100% foi que a formação não é uma rocha sólida homogênea. A Arca de Noé, essa ainda é uma hipótese.
Isso seria apenas uma questão de imprecisão jornalística se não fosse pelo padrão que se repete há décadas. A própria Wikipedia, sobre buscas pela Arca de Noé, registra que o Institute for Creation Research, grupo criacionista, reconheceu em 2020 que, apesar de muitas expedições, a Arca de Noé não havia sido encontrada e dificilmente seria encontrada. A formação de Durupinar foi descoberta em 1959 e, desde então, passou pelas mãos de dezenas de pesquisadores. Uma análise acadêmica abrangente do site concluiu que a formação carece de evidências confiáveis para ser identificada como a Arca de Noé, alinhando-se ao consenso mais amplo entre especialistas. Isso inclui arqueólogos e geólogos cristãos que queriam que fosse verdade e foram lá verificar pessoalmente.
John Morris, arqueólogo cristão e um dos pesquisadores que mais tempo dedicou ao estudo da formação, concluiu que, apesar de ser uma configuração geológica singular, a formação de Durupinar não é a Arca. Não foi um ateu militante que disse isso. Foi alguém que foi até lá acreditando que poderia ser, com instrumental técnico e com fé, e foi honesto o suficiente para relatar o que encontrou, ou melhor, o que não encontrou. O consenso entre geólogos e arqueólogos credenciados tem sido de profundo ceticismo desde o início das alegações, nos anos 1970.
O texto de Gênesis, aliás, complica a narrativa dos entusiastas antes mesmo de chegarmos à arqueologia. A Bíblia não especifica o Monte Ararat como local de pouso da Arca. Gênesis 8:4 diz que a Arca pousou nas “montanhas de Ararate”, região que na antiguidade correspondia ao reino de Urartu, abrangendo partes da Armênia, da Turquia oriental e do Irã, não um pico único e específico. O Monte Ararat, que conhecemos hoje, o vulcão dormente de quase 5.200 metros, teve sua última erupção em 1840. A formação de Durupinar, por sua vez, está localizada num vale de mil metros de profundidade na encosta sul desse vulcão, o que geologicamente já contradiz a premissa de que as águas de um dilúvio teriam deixado uma embarcação naquele ponto específico.
Há também um argumento prático que os próprios especialistas cristãos levantam e que raramente aparece nas postagens de comemoração: é altamente improvável que Noé e sua família tivessem simplesmente abandonado o navio sem aproveitar sua madeira, em um mundo que acabara de ser devastado pelo maior cataclismo da história, e que qualquer condição em que a Arca tivesse sido deixada teria sido submetida aos elementos naturais por um período de aproximadamente 4.000 anos. Madeira, dilúvio e milênios de erosão não são uma equação favorável à preservação.
Aqui está o ponto que precisa ser dito com todas as letras: o problema não é buscar a Arca de Noé. O problema é declarar vitória antes da perícia terminar, vender certeza onde existe hipótese, e usar o entusiasmo de milhões de crentes para impulsionar narrativas que a evidência disponível ainda não suporta. Isso não é fé. É irresponsabilidade emocional com roupagem teológica. E faz um dano real à credibilidade do testemunho cristão, porque, quando o mundo secular vai verificar o que o cristão disse ser “100% confirmado” e encontra apenas testes de solo e resultados previstos para 2027, a conclusão que tira não é sobre a formação de Durupinar. É sobre quem fez a afirmação.
“Não dês testemunho falso contra o teu próximo.” (Êxodo 20:16) O mandamento não se limita ao tribunal. Ele se aplica a qualquer espaço onde a verdade é a moeda de troca. E as redes sociais são hoje o tribunal mais movimentado do planeta.
Se a Arca de Noé um dia for encontrada com rigor arqueológico, com confirmação independente de múltiplos laboratórios, com publicação em periódicos científicos revisados por pares, com o tipo de consenso que parou o mundo quando os Pergaminhos do Mar Morto foram identificados, pode ter certeza de que este espaço vai noticiar isso com toda a alegria que o momento merece. Torço por essa descoberta com genuína esperança. Mas, até lá, a honestidade intelectual exige que a gente separe o que é dado do que é desejo, o que está confirmado do que ainda está no laboratório, e o que é fé do que é pressa de parecer que Deus precisa de divulgação.
Francis Schaeffer: “Os cristãos não têm o direito de pregar uma verdade que não suporte o escrutínio dos fatos. “Se o Evangelho é verdadeiro, a realidade está do nosso lado.”
Carlos Belchior Júnior, João Pessoa, Paraíba.
“Roma Contra Cristo”
Clube dos autores – https://bit.ly/4tslZRe
Amazon – https://amzn.to/4tf7dx6
Uiclap – https://bit.ly/41TmLLf
“A RESSURREIÇÃO DE CRISTO”
Clube dos autores: https://clubedeautores.com.br/livro/a-ressurreicao-de-cristo
